Modelos de cor
Os modelos de cor fornecem métodos que permitem definir uma determinada cor duma forma standard, e cada modelo define as cores utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto.
Modelo RGB
O modelo de cores RGB usa as componentes vermelho (R), verde (G) e azul (B) para definir a quantidade de luz vermelha, verde e azul numa determinada cor.
Em cada imagem de 24 bits, cada componente é expresso por um dos seguintes valores: decimal
de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF.
O RGB é usado em monitores, onde as luzes vermelha, azul e verde são misturadas de várias formas para reproduzir uma ampla variedade de cores.
Quando as luzes vermelha, azul e verde são combinadas em suas intensidades máximas, o olho percebe a cor resultante como branco.
Quando o valor de cada componente for 0, o que significa que há ausência de luz, o olho percebe a cor como preto.
Modelo CMYK
O modelo de cores CMYK, usado em impressão, utiliza as componentes ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preto (K) para definir as cores.
O CMYK é um modelo subtrativo, ou seja, a cor é adicionada a uma superfície, como um papel branco, subtraindo o brilho da superfície.
Quando o valor de cada componente da cor (C, M, Y) for 100, a cor resultante é o preto. Quando o valor de cada componente for 0, nenhuma cor é adicionada à superfície.
O preto (K) é incluído no modelo de cores para fins de impressão porque a tinta preta é mais neutra e escura que a mistura de quantidades iguais de C, M e Y. A tinta preta produz resultados mais nítidos, especialmente para texto impresso. Além disso, a tinta preta geralmente é mais barata que tintas coloridas.
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.
A Tonalidade ou matiz (hue): é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (ex.: amarelo, laranja, verde, etc.).
Exprimindo-se num valor angular entre 0 e 360 graus.
Saturação (Saturation) é o grau de pureza o brilho de uma cor que na linguagem quotidiana e referido como potente ou intenso, pálido ou apagado, forte ou débil.
A saturação refere-se ao câmbio que experimenta uma cor no seu caminho por diversos graus até o cinzento.
O nível mais baixo de saturação obtém-se misturando dois complementares em quantidades ou partes iguais.
Saturação (Saturation) é o grau de pureza o brilho de uma cor que na linguagem quotidiana e referido como potente ou intenso, pálido ou apagado, forte ou débil.
A saturação refere-se ao câmbio que experimenta uma cor no seu caminho por diversos graus até o cinzento.
O nível mais baixo de saturação obtém-se misturando dois complementares em quantidades ou partes iguais.
Outro conceito importante a abordar neste tema sobre as características e qualidades das cores é a valor na escala tonal.
Cada cor pode ter diferentes valores, de acordo com o seu grau de claridade ou obscuridade refletida.
Modelo YUV
O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão.
\Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. Nos modelos RGB e CMYK cada cor incluiu informação relativa à luminância, permitindo ver cada cor independente de outra. No caso de se estar a guardar um píxel de acordo com o modelo RGBe se o vermelho, o verde e o azul tiverem os mesmos valores de luminância, isto significa que se está a guardar a mesma informação três vezes, aumentando o tamanho da informação.O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, o modelo YUV é definido pela componente luminância (V) e pela componente crominância ou cor (U = blue – Y e V= red – V).Com este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária noutro modelo.
Cada cor pode ter diferentes valores, de acordo com o seu grau de claridade ou obscuridade refletida.
Modelo YUV
O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão.
\Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. Nos modelos RGB e CMYK cada cor incluiu informação relativa à luminância, permitindo ver cada cor independente de outra. No caso de se estar a guardar um píxel de acordo com o modelo RGBe se o vermelho, o verde e o azul tiverem os mesmos valores de luminância, isto significa que se está a guardar a mesma informação três vezes, aumentando o tamanho da informação.O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, o modelo YUV é definido pela componente luminância (V) e pela componente crominância ou cor (U = blue – Y e V= red – V).Com este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária noutro modelo.
Comentários
Enviar um comentário